Seminário de Cooperação Técnica entre Estados será realizado na AESGA

A Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns – AESGA será palco nesta quinta-feira, 27, para um importante debate acerca de questões relacionadas ao meio ambiente. Trata-se do “SEMINÁRIO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA ENTRE ALAGOAS E PERNAMBUCO PARA USO E PRESERVAÇÃO DAS ÁGUAS DOS RIOS MUNDAÚ E PARAÍBA DO MEIO”, promovido pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Garanhuns – CODEMA, que acontecerá no Auditório Manoel Elpídio Melo, a partir das 14 horas.

O Evento é organizado em parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa, a ONG Econordeste, a Universidade Federal de Alagoas - UFAL, a Secretaria de Recursos Hídricos de Alagoas e a AESGA e visa estreitar a cooperação entre as Instituições e mobilizar a população em prol da criação do Comitê Gestor das bacias dos rios Mundaú e Paraíba do Meio.

Estes dois rios nascem no Estado de Pernambuco e tem sua foz no Estado de Alagoas, no Complexo Estuário Mundaú-Manguaba, sendo de fundamental importância para o abastecimento humano e produção agropecuária e industrial de dezenas de municípios nestes dois estados. No entanto, o uso inadequado do solo, as captações inadequadas e irregulares de água, o mau manejo de resíduos sólidos e efluentes (esgotos) e a falta de um controle adequado sobre as prioridades de uso da água vem gerando conflitos, desabastecimentos, quebra da produção agropecuária e industrial, além dos danos ambientais ao longo de todo o trajeto destes dois rios, que possuem, ambos, demanda maior do que a oferta disponível.

Se por um lado a atual crise hídrica no Nordeste agravou o quadro acima descrito, por outro trouxe a relevância do retorno das discussões e ações acerca da criação do Comitê Gestor destas bacias, como forma de gerenciar o uso da água destes rios e favorecer a captação e aplicação de recursos financeiros que promovam a revitalização dos mananciais, tais como, ações de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, saneamento, dentre outras.

A participação no Evento é gratuita, no entanto para registro e controle das Instituições, é necessária a inscrição prévia, que deve ser efetuada em formulário online disponível no link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdHK6dZc_xiXxlsiDPxmeih8mMiiDUquqLVf_NCFbdEpYdjlA/viewform.

Serviços: Para maiores informações, entrar em contato com o CODEMA, por meio do e-mail: codema.garanhuns@gmail.com.